História

A história é contada como uma série de memórias de Jacob Jankowski, um homem de noventa ou noventa e três anos de idade que vive num lar de idosos desde a morte da esposa. As memórias começam com um Jacob aos vinte e três anos, preparando-se para os exames finais da Universidade de Cornell. Assim como o seu pai, ele decidiu seguir a carreira de veterinário. Porém, no dia da realização dos testes, Jankowski recebe a notícia do falecimento dos seus pais, vítimas de um acidente de automóvel. Além disso, ele também fica a saber das dívidas que  oseu pai deixou, uma vez que tratava dos animais dos vizinhos gratuitamente, e da hipoteca da casa da família, feita para garantir educação de qualidade a Jacob. Ao saber disso, ele abandona a faculdade e sai, perambulando sem rumo.

 

Na calada da noite, Jacob salta para um comboio em movimento, quando nota que este pertence a um circo. É descoberto pelo director, Al, que, ao saber da formação de Jacob, contrata-o para cuidar dos animais. O treinador é August, um homem com dupla personalidade: ora encantador, ora brutal e vingativo. Quando está imerso nos seus ataques, desconta a sua raiva nos animais que estão sob os seus cuidados. Por conta disso, Jacob desenvolve com August uma relação de amizade vigilante. Contudo, essa proximidade revela-se perigosa, já que Jacob se vê apaixonado por Marlena, esposa de August e estrela do espectáculo com cavalos.

 

Mais tarde, Jacob descobre uma segunda paixão. Ele se encanta por Rosie, uma elefanta que Al compra de outro circo. Rosie deveria ser a salvação do espectáculo - que nesse tempo já estava em vias de falência, mas aparentemente é burra demais para executar algum truque. Por isso, August a maltrata e aplica severos castigos físicos; ao que Jacob se propõe a cuidar do animal para evitar os abusos. Tratada com afecto, a elefanta revela -se hábil e inteligente, e surpreende a todos realizando belos números. Não o havia feito antes porque só obedecia a comandos em polonês, idioma falado pelo antigo treinador. Jacob, por ter ascendência polonesa, ensina a August as palavras necessárias para Rosie entendê-lo, o que a deixa apta a participar do espectáculo. Rosie acaba por se tornar a principal atração do espectáculo.

 

Apesar da aparente prosperidade, o circo Irmãos Benzini enfrenta uma grave crise. Al não conseguia pagar a todos os funcionários do circo, o que gerou insatisfação e revolta. Certo dia, a meio do espectáculo, alguns destes homens expulsos invadem a tenda das jaulas e soltam os animais, que ao correrem desgovernados pelo ambiente causam pânico na plateia. Em meio à balbúrdia, August é ferido por Rosie e acaba pisoteado pelos outros animais. Este grave incidente foi o factor determinante para o fim do Irmãos Benzini, que já vinha a demonstrar sinais de fraqueza havia já algum tempo. Com a morte de August, Marlena se vê livre para casar com Jacob, visto que a atracção entre ambos era recíproca, mas Marlena era fiel ao marido. Eles casam-se e iniciam uma nova vida, juntamente com Rosie e mais alguns animais do circo.

 

Intercalada com as memórias, a realidade de Jacob também é descrita. O asilo em que ele se encontra é cheio de velhos decrépitos, que já não têm o que esperar da vida. Nesse ambiente sufocante, ninguém parece acreditar no velho Jacob, à excepção de uma enfermeira, Rosemary, que se torna a única amiga e confidente dele no lar de idosos. Ela sente grande afeição por Jacob, e o trata da melhor forma possível, inclusive nos momentos em que o senhor se mostra contrariado ou rabugento. Entretanto, Rosemary avisa a Jacob que dali a pouco tempo estará saindo da casa de repouso. Jacob fica desnorteado, pois não confia em mais ninguém dali. Infelizmente, isto é algo que ele não pode mudar.

 

Uma situação do início do livro é retomada no fim. Certo dia, há uma grande comoção entre os pacientes. Através da janela, eles veem a brilhante lona de um circo que se instalara no quarteirão vizinho. Todos estão animados, pois os seus familiares virão no fim de semana para levá-los ao espectáculo. Jacob também fica ansioso, aguardando e fantasiando sobre como seria o espectáculo. No dia marcado, porém, ninguém aparece para levar Jacob; ao passo que todos os outros já haviam ido. Aparentemente, a família esqueceu-se que era dia de visita. De súbito, Jacob decide fazer algo que sabe ser perigoso, mas, obstinado, levanta-se e sai.

 

Munido apenas do seu andador, Jacob lança-se à rua, rumo ao circo. A caminhada é penosa, mas ele não desiste. Precisa assistir àquele espectáculo, como se fosse uma espécie de redenção. Finalmente, Jacob chega às lonas, e fica encantado com o que vê. O director do circo, ao saber que Jacob havia trabalhado num esquadrão famoso, convida-o para um café, a fim de saber mais sobre a época de circos sobre trilhos. Jacob, que nunca havia falado sobre aquele período de sua vida, concorda em se abrir ao homem. Maravilhado com as histórias do velho, o director incentiva-o a publicá-las, algo que nunca havia passado pela cabeça de Jacob. Então, após esta reunião, Jacob faz um pedido ao director. Este aceita, e Jacob finalmente consegue alcançar a paz que tanto procurava. Jacob, por fim, sentia-se em casa.

 

Retirado de Wikipédia

Por mrsCullen às 17:39